Pensar em comprar tinta é adquirir uma lata de aço que há décadas envasa o produto com eficiência. Por suas características de impermeabilidade, hermeticidade, segurança, facilidade de moldagem, praticidade no armazenamento e transporte, além de resistências mecânica e térmica, esta embalagem lidera as prateleiras das lojas especializadas e das grandes marcas de tintas. Além disso, a resistência ao empilhamento e a estabilidade de sobreposição também são fatores importantes, sem contar o quesito transporte, que confere maior proteção e agilidade.
Com todos estes atributos é compreensível o conservadorismo do mercado de embalagens para tintas, porém, as indústrias – responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos e indiretos – estão cada vez mais capacitadas para projetos inovadores ditando avanços na produção com o surgimento de ferramentas que possibilitam maior segurança, velocidade, novos formatos e litografias diferenciadas. Cada vez mais os fabricantes que estão apostando em inovações de designs, modernos processos de solda, vedação e fechamento, tudo isso visando facilidades no manuseio, maior segurança e, acima de tudo, qualidade.
Outro aspecto favorável do aço está na questão ambiental. Facilmente degradável e 100% reciclável, a lata de aço é rapidamente absorvida pelo solo. Em apenas cinco anos, uma embalagem de aço descartada na natureza volta a seu estado natural de óxido de ferro. Além disso, é um material que trabalha a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação.
Portanto, das tintas de secagem rápida às sem cheiro, passando pelas ecologicamente corretas, cujas fórmulas atuam na diminuição da emissão de compostos voláteis na atmosfera, a lata de aço desponta como a embalagem ideal ao oferecer praticidade e segurança. A participação atual do segmento de embalagens de aço corresponde a 99% nas modalidades tinta a óleo e tinta automotiva, 100% em tinta industrial e também em solventes, e 97% em tinta látex.
Cabe salientar que o mercado de latas de aço é maduro e tem apresentado nos últimos anos importantes novidades no Brasil. Empresas do setor têm desenvolvido novas soluções que conquistam reconhecimento dentro e fora do país, fator que realça o esforço de inovação por parte dos fabricantes de latas de aço no país, o qual é refletido na satisfação dos produtores e revendedores de tintas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO), o mercado de tintas representa hoje 33% do total de embalagens de aço. Isso representa quase 200 mil toneladas de aço destinadas para o mercado de tintas e vernizes.
FONTE: http://www.abre.org.br e http://www.tintasevernizes.com.br