CAMINHOS MAIS CONSCIENTES PARA O FUTURO

Agora é lei em São Paulo. Mais um passo para o sucesso da sustentabilidade.

A lei que proíbe o fornecimento de plásticos de uso único na cidade de São Paulo foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas no dia 13 de janeiro de 2020. O Projeto de Lei 01-00099/2019 é de autoria do vereador Xexeu Tripoli, do PV, e entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2021.

Os estabelecimentos comerciais não poderão fornecer copos, pratos, talheres, agitadores e hastes de balão. A proibição se aplica a hotéis, restaurantes, bares e padarias, entre outros. A lei também é válida para espaços para festas, clubes noturnos, salões de dança, eventos culturais e esportivos de qualquer espécie.

Em substituição aos itens que serão proibidos a partir do ano que vem, os estabelecimentos devem oferecer alternativas biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis.

Estes itens ainda poderão ser vendidos em supermercados, uma vez que a venda de produtos é regulamentada pela legislação federal.

De acordo com o Tripoli, 16% dos resíduos gerados na cidade de São Paulo são compostos de plástico em suas diferentes formas. Além de diminuir o volume de resíduos plásticos, a nova lei vai incentivar a reciclagem de materiais e impulsionar a transição para uma economia circular, cujo modelo de negócio e desenvolvimento econômico é alternativo ao linear (extrair, produzir e descartar). “Precisamos pensar no reuso de todos os materiais, não apenas do plástico”, alerta o vereador.

Para Bruno Covas, a participação dos paulistanos é fundamental. O prefeito cita a proibição dos canudos plásticos, que mesmo antes de ser regulamentada já traz impactos positivos. “Hoje praticamente não se encontra mais canudos que não sejam biodegradáveis ou de outra alternativa na cidade. Mais do que a sanção pecuniária ou a fiscalização, a lei transformou a cultura da população”, explica Covas.

Sobre os canudos, Xexeu Tripoli ressaltou que produtos oxibiodegradáveis não entram entre as substituições que devem ser aceitas. “Estes canudos se decompõe mais rápido que os de plástico convencional, mas ainda assim levam mais de 100 anos para se decompor e ao final se transformam em micro plástico”, explicou o vereador.

Uma ótima alternativa são os canudos de aço. Laváveis, pessoais e que podem ser levados na bolsa.
A Palmira apoia a sustentabilidade e comemora mais esse passo na mudança de padrão de comportamento da população.

Fonte: ciclovivo.com.br

Conheça nossas linhas de embalagens

Temos a satisfação de produzir embalagens de excelente qualidade e que atendem as necessidades dos nossos e de seus clientes.

VENHA
TRABALHAR CONOSCO

Acesse o nosso formulário e cadastre o seu currículo nossa equipe de RH terá o prazer em avaliar o seu perfil profissional.

ORÇAMENTOS
ATENDEMOS TODO O BRASIL

Acesse nossa página de orçamento online e entre em contato com nossa equipe. Teremos satisfação em atender sua necessidade com qualidade.

DENÚNCIA ANTICORRUPÇÃO

FAÇA SEU ORÇAMENTO

FALE CONOSCO