Os Aerossóis fornecem um meio prático de armazenar e dispensar uma vasta gama de produtos: pessoais, domésticos, médicos, técnicos e de uso industrial.
Os aerossóis não são apenas recicláveis, mas são uma forma amigável ao consumidor de embalagens para produtos especiais.
Depois de firmar-se o Protocolo de Montreal se deixou de usar os CFC’s (clorofluorcarbonos) como gás propelente, contudo, até hoje, há aqueles que não sabem que o aerosol moderno funciona com hidrocarbonetos, Ar, Nitrogênio, acusando-o de empregar CFC’s. Por outro lado a quem afirme que por sua constituição não é possível sua reciclagem. Esta, como a ideia anterior, são estigmas sem fundamento.
Os aerossóis são iguais a outros recipientes é possível reciclá-los em condições adequadas de segurança.
Somente no Brasil, o consumo aproximado deste produto é de 415 milhões de aerossóis, sendo que apenas 1% deste total segue para o seu destino correto que é a reciclagem.
Recuperando aerossóis vazios, podemos prestar uma valiosa contribuição para a reciclagem e fazer assim, como em muitos países.
Então, como você pode incluir seus aerossóis para reciclagem?
– Esvazie a embalagem. De maneira alguma descarte sem que tenha dispensado todo o seu conteúdo. Nos aerossóis, os conteúdos são hermeticamente embalados, não irão estragar ou evaporar, eles podem ser utilizados e armazenados durante longos períodos de tempo;
– Não fure ou amasse as latas de aerossóis;
– Se houver coleta seletiva em sua cidade, você pode remover as partes plásticas (tampa, atuador), separando o plástico do metal nos recipientes adequados. Se não houver coleta seletiva, mantenha a embalagem junto com outros recicláveis, separado-a dos resíduos orgânicos;
– Mantenha os aerossóis afastados das fontes de ignição.
Embora gases inflamáveis possam ser liberados de dentro da lata, testes mostram que qualquer atmosfera inflamável dissipa muito rapidamente no ar.
FONTE: http://www.setorreciclagem.com.br/