ARTESANATO SUSTENTÁVEL

A cada dia que passa, as pessoas se conscientizam mais e mais da importância de utilizar produtos de menor impacto ambiental. A separação dos resíduos vem se tornando hábito em empresas, lares e condomínios. Lixeiras coletivas disponíveis na rua e iniciativas como de algumas redes do varejo, que cedem espaços para arrecadação e distribuição de coleta seletiva, são um estimulo a mais para a reciclagem. Mas, nessa cadeia do bem, há um elo valioso: o artesão que, com seu talento, transforma resíduo em objetos úteis e obras de arte, prolongando a vida útil das embalagens.

Para a produção de artesanato sustentável, muitos materiais são reaproveitados. Os artesãos têm buscado utilizar materiais duráveis e moldáveis para comercializar produtos de qualidade. Isso valoriza ainda mais a arte final e atrai compradores decididos a colaborar com o meio ambiente.

Cada peça reaproveitada tem seu valor. Porém é necessário reutilizar materiais que otimizem o tempo de trabalho, minimizem a geração de resíduos e proporcionem facilidades. Com isso, as embalagens de aço vêm sendo cada vez mais reaproveitadas por esses artistas de mãos hábeis. Motivos: são 100% recicláveis, duráveis, podem ser reutilizadas inúmeras vezes e quase sempre não têm custo algum para o artesão. São encontradas no dia a dia das pessoas e permitem o uso de diversos produtos como o papel, colas diversas, tecido, verniz, fitas, adesivos, botões, E.V.A (Espuma Vinílica Acetinada), entre outros.

Além de todos estes benefícios, as latas de aço apresentam diversidade em formatos, tamanhos e cores na face externa da embalagem, o que possibilita uma gama de opções e ideias para produzir diferentes peças lúdicas ou clean. Para criar objetos decorativos, na maioria das vezes, só são necessários utensílios como tesoura, alicate, arame e muita criatividade. Entre os mais produzidos podemos citar portas-treco, vasos e brinquedos.

São inúmeras as empresas que incentivam práticas artesanais com sucata. A iniciativa visa disseminar a sustentabilidade e promover o artesanato. Marcas como Cascola e Loctite, em parceria com o Ateliê Maria Flor, desenvolvem inúmeros passo a passos com embalagens de aço para crianças e adultos que gostam de praticar artes manuais.

Muitos artesãos, além de fazerem lindos vasos com as latas de aço, plantam sementes diversas nas embalagens e as vendem para plantio, isso porque as latas de aço se degradam com facilidade e não agridem o solo. Os materiais utilizados são fáceis de encontrar: lata de aço pós-consumo, terra, sementes de plantas e flores diversas e água para regar. O procedimento é prático e rápido e você pode aproveitar essa técnica artesanal de reaproveitamento para decorar o seu jardim. Comece colocando terra na lata, molhe um pouco e insira a semente escolhida no centro da embalagem. Molhe novamente e enterre no local que desejar. Em pouco tempo você vai ver mais uma planta nascendo no seu lar.

Para arrecadar as latas de aço, na maioria das vezes, os artesãos pedem a amigos e familiares, conhecidos do bairro onde trabalham e residem e em centros de reciclagem. “Uma parte das latas de aço utilizadas no meu trabalho são sucata. As demais embalagens com que trabalho, consigo por meio de amigos, conhecidos e familiares que as usam em suas casas e guardam para mim”, explica Harue Torres, artesã sustentável há mais de oito anos.

Fonte: Abeaço

Conheça nossas linhas de embalagens

Temos a satisfação de produzir embalagens de excelente qualidade e que atendem as necessidades dos nossos e de seus clientes.

VENHA
TRABALHAR CONOSCO

Acesse o nosso formulário e cadastre o seu currículo nossa equipe de RH terá o prazer em avaliar o seu perfil profissional.

ORÇAMENTOS
ATENDEMOS TODO O BRASIL

Acesse nossa página de orçamento online e entre em contato com nossa equipe. Teremos satisfação em atender sua necessidade com qualidade.

DENÚNCIA ANTICORRUPÇÃO

FAÇA SEU ORÇAMENTO

FALE CONOSCO