NOVIDADES

A lenda das latas amassadas

Reza a lenda que não se pode adquirir nenhum alimento conservado em latas quando estão amassadas, não é?

MENTIRA!

Qual não foi minha surpresa, quando descobri que as latinhas de alimentos amassadas… Tchanannn, NÃO apresentam problema algum à saúde! Isto porque hoje os fabricantes usam dentro delas um tipo de verniz elástico, que quando amassam não causam danos aos alimentos.

Muito antigamente essas embalagens eram envernizadas de outra forma, e ao amassar, havia a possibilidade de destacamento do verniz, contaminando o alimento por migração de metais da lata para ele ou por contaminação microbiológica, causada por micro furos na embalagem.

BOTULISMO

Muita gente relaciona o amassado da lata com essa doença, erro nosso, o que pode indicar uma possível contaminação é se a lata estiver ESTUFADA! Botulismo é uma doença grave e rara, causada por uma toxina produzida pela bactéria clostridium botulinum #UmVivaAoGoogle. Esta bactéria se encontra em alimentos mal conservados ou contaminados, como o palmito e as conservas caseiras que não tem processo industrial de embalagem. Então lembre-se, não devem ser consumidas aquelas latas que estejam estufadas, muito cuidado!

 

VALOR NUTRITIVO

Segundo a Abeaço (Associação Brasileiro de Embalagens de Aço), alimentos conservados em latas – às vezes – tem o valor nutritivo maior do que os cozidos em casa. Um exemplo é o licopeno do tomate, que contém propriedades anti-cancerígenas e são acentuadas nos molhos, extratos e polpa semi-prontas.

Pelo seu processamento e ausência de conservantes ou aditivos químicos, os alimentos conservados em latas mantém suas propriedades (nutrientes, vitaminas e proteínas) sem falar do sabor natural e o frescor do alimento (tudo confirmado e atestado pelo pessoal da Abeaço). O processo de fabricação destrói os micro-organismos, além de eliminar 99% os resíduos de pesticidas, Bom né?

Pode também aproveitar o líquido da latinha, para cozinhar feijão, por exemplo, por conta de lá se encontrar muito dos nutrientes desses alimentos conservados.

A embalagem de aço, diferente das transparentes, protege o produto do contato com a luz e o oxigênio, que são responsáveis por destruir algumas propriedades dos alimentos, por acelerar reações química, alterando sua cor e consistência. Gente to muito chique hoje, acho que vou abandonar tudo e dar aula de química! #EikeBeakman

 

TIPOS DE ALIMENTOS

Lácteos – É fato que o acondicionamento em latas de produtos lácteos, como o leite em pó, leite condensado e creme de leite é a melhor opção, por manter a proteção contra luz, oxigênio e água. Além do tempo de duração ser bem maior que os lácteos embalados em caixinhas.

Óleos – Dizem os engenheiros de alimentos que a invasão do plástico na conservação do óleo de cozinha foi a pior coisa que aconteceu. Com a penetração da luz nas embalagens provoca a oxidação do óleo, que é responsável pelas alterações dos alimentos ricos em gorduras, causando alteração na cor, sabor, aroma  e consistência dos alimentos, além de cheiro e sabor de ranço. Cruzes! Portanto, embora muito raro de se encontrar nas prateleiras dos mercados, compre o seu óleo de cozinha em lata, tá?

Atomatados – Estudos comprovam que molhos e polpas de tomates conservados são componentes muito nutritivos (comentei acima), assim como água, vitaminas e o sais minerais que fazem bem ao coração, anemias e circulação dos rins. Mas só os alimentos acondicionados em latas de aço mantém essas propriedades, por estarem livres da ação de micro-organismos, mantendo o licopeno, ácido fólico, cálcio e potássio da fruta.

Pescados – Os pescados são embalados, praticamente só em latas de aço. Trata-se de um produto perecível em menor espaço de tempo e mais propenso a perdas pelo manuseio e transporte, daí a preocupação com o acondicionamento.  A lata é padrão de qualidade mundial, garantindo ao consumidor um produto com qualidade e sabor como foram embaladas nas fábricas.

 

IMPORTANTE!

Não se deve manter o produto na lata de aço depois de aberta, pois existe o risco de que a proteção (verniz) seja inutilizada. Muito menos ser mantida na geladeira após aberto, pois poderá contaminar os outros produtos, passe o alimento para uma vasilha de plástico ou melhor ainda, para uma de vidro, com tampa lógico.

 

CURIOSIDADES

– Latinhas de cerveja amassadas podem significar perda da qualidade, mas não vai te fazer mal. Então… nada de latinha de cerveja amassada né benhê!

– Na lata de ervilha o único aditivo é o sal.

– O creme de leite em caixinha dura de 4 a 6 meses, o de lata dura de 12 a 18 meses. #EikeTuda

– 60% das embalagens de aço são feitas de sucata. A reciclagem mundial desse material já chega a 385 milhões de toneladas.

– Ao jogar fora, amasse a boca da latinha, principalmente a de comida de gatos, pois em lixões os bichanos costumam enfiar a cabeça para lamber, daí não conseguem se livrar da lata e ao tirar se machucam. Eu tenho gatas e faço isso. Colaborem!

 

Fonte: http://www.almanaquesos.com