NOVIDADES

AÇO: Curiosidades do mercado

O que exatamente é o aço e quem o fabrica? Veja abaixo uma pequena ficha técnica desse metal tão importante para a economia mundial. 

 

 

 O que é?

Ferro enriquecido com carbono, obtido, por um processo de fusão em temperaturas elevadíssimas. A produção de aço ganhou vigor após a revolução industrial, no fim do século 19 e começo de século 20. Existem atualmente 3.500 tipos de aço, distinguidos pela qualidade de carbono, além de outros elementos químicos.

– Mas, quem inventou o Aço?

O aço foi criado pelo engenheiro inglês Henry Bessemer, que produziu em grande quantidade e com qualidade superior do mineral, e nesse processo auxiliou a expansão da Marinha Britânica e também o desenvolvimento de novos e mais resistentes armamentos, além de um enorme avanço no ramo Metalúrgico.

– Quem é o maior produtor mundial?

A China, de longe, com mais de 831 milhões de toneladas em 2017, à frente de Índia e Japão, com cerca de 100 milhões de toneladas.

Os EUA produziram em 2017 mais de 81 milhões de toneladas, a Rússia mais de 71 milhões, enquanto Alemanha é a maior produtora europeia, com 43 milhões de toneladas.

Entre as empresas, a ArcelorMittal era em 2016 a número um do mundo, com 95 milhões de toneladas, mas cinco dos dez maiores produtores do mundo são chineses.

– Quem é o maior importador? 

EUA, à frente de Alemanha e China, segundo dados das Nações Unidas de 2016. As importações americanas vêm de Canadá, Brasil e Coreia do Sul.

– Quais os seus usos?

O aço é usado sobretudo na indústria automobilística e na construção civil, mas também nos transportes, energia e maquinário, bem como equipamentos militares. Também é usado na fabricação de latas e diversos objetos da vida cotidiana.

– Quanto custa?

A tonelada do aço laminado a quente custa em torno de US$ 700 na Europa, segundo as últimas estimativas da revista “Metal Bulletin”, referência do produtos.

– Quantos empregos dependem do aço?

Segundo o principal sindicato de produtores de aço, Worldsteel, “há pouco mais de 5 milhões de pessoas” trabalhando diretamente  na produção de aço no mundo.

– Como ocorre a degradação natural desse tipo de metal?

O aço é naturalmente degradado pelo meio ambiente em um período de 5 anos, voltando ao seu estágio original de óxido de ferro, retornando a matéria prima que é encontrada em minas e locais de sua extração. O aço é considerado como uma das principais descobertas do setor de mineração, pois favorece o meio ambiente, ajudou diversos segmentos e alavancou o crescimento econômico mundial.

 

 

FONTE: http://www.destakjornal.com.br