NOVIDADES

Artesanato: Abajur de lata de aço

Decorar a casa é sempre muito bom, melhor ainda quando os amigos e convidados são surpreendidos por pequenos detalhes. Por isso a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) o convida a soltar a criatividade e a fazer um lindo abajur com lata de aço pós-consumo para deixar a sua sala ou escritório ainda mais aconchegante. Que tal?

As latas de aço de achocolatado e leite em pó são ótimas para fazer esse tipo de trabalho manual. E para personalizar a peça, a artesã, Aurea Almeida, sugere base de madeira, tintas e vernizes à base de água, pois o cheiro não é tão forte. Confira o passo a passo completo. Depois de pronto, você poderá decorar sua casa ou até mesmo presentear alguém especial.

Materiais:

– 1 lata de aço pós-consumo
– 1 base de madeira para abajur
– Pincéis
– 2 rolinhos de espuma para pintura de artesanato
– Lixa fina e grossa para artesanato
– 1 lápis
– 1 cartolina
– 1 agulhão
– 1 primer à base de água
– 1 tinta fosca para artesanato à base de água
-1 verniz fosco para artesanato à base de água
– 1 Goma laca indiana
– 1 stencil para pintura (estilo cantoneira)
– 1 alicate
– 1 fita crepe
– 2 fios de arame de jardim com 2 metros cada um

Dica: os materiais para esse passo a passo podem ser encontrados em lojas de artesanato.

Como fazer:

– O primeiro passo é proteger o fio do abajur com fita crepe para evitar manchas. E o segundo é lixar toda a peça para que a madeira fique uniforme.

– Feito isso, é o momento de preparar a base do abajur para receber a pintura. Com um pincel, passe goma laca indiana em toda a madeira e espere secar.

– Agora é a hora de soltar a criatividade e personalizar a peça de madeira. A dica da Abeaço é usar stencil com desenho, tinta verde fosca à base de água e a ponta do pincel para dar aquele toque especial.

Sugestão: passe verniz fosco para artesanato em toda a peça, assim ela ficará ainda mais bonita.

– Para montar a estrutura de sustentação da cúpula do abajur, use dois fios de arame com 2 metros cada um. Pegue o primeiro fio, dobre ao meio e o entrelace com a ajuda de um alicate.

– Com primeiro fio totalmente entrelaçado, faça um triângulo conforme o modelo abaixo:

– Agora, pegue o fio e amarre-o no bocal da lâmpada, de acordo com a imagem a seguir:

– Depois, pegue o segundo fio de arame e repita as etapas: dobrar, entrelaçar, fazer o triângulo e amarrar o fio no bocal.

– Ao fazer isso, a base do abajur estará pronta.

– Com a base de madeira finalizada, vamos preparar a cúpula do abajur. Para isso, utilize uma lata de aço pós-consumo, um agulhão e um molde com o desenho pontilhado de sua escolha.

Sugestão: o molde pode ser comprado em casas de artesanato ou feito utilizando cartolina e lápis. Pegue a cartolina, recorte-a no tamanho da lateral da lata e risque a forma que desejar. A dica da Abeaço é fazer flores pontilhadas.

– Desenhe o molde, prenda-o ao redor da lata com fita crepe e faça furos com a ajuda de um agulhão.

– Retire o molde e – com um rolinho de espuma para artesanato – passe primer à base de água em toda a lata. Isso facilitará a pintura da peça e a deixará uniforme.

– Feito isso, pinte a lata de aço pós-consumo da cor que preferir e espere secar.

– O acabamento da peça pode ser feito com verniz fosco para artesanato à base de água. Passe o verniz com o pincel e deixe secar.

– Por fim, coloque a lâmpada no bocal da base e posicione a lata de aço na estrutura de arame.

– Pronto! O seu abajur está finalizado e já pode decorar a sua sala, escritório etc.