NOVIDADES

O poder da embalagem

Toda empresa tem seus recursos, aqueles que a fazem existir e prosperar. Um dos recursos que as empresas que atuam no segmento de consumo têm é a embalagem. Ela representa um ativo que pode ser utilizado como poderosa ferramenta de marketing, sem agregar custos extras, pois o seu custo já está embutido no dos produtos ou no rateio dos custos das lojas do varejo.

Os empresários dos pequenos negócios precisam conhecer alguns dados obtidos em pesquisas que sustentam essa afirmação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) revelou que o consumidor utiliza a embalagem como um importante item de referência na hora de avaliar e escolher produtos.

Já o Point of Purchase Advertising International (Popai) concluiu que 81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, sendo a embalagem mediadora desse processo.

Confirmando essas indicações, uma pesquisa divulgada recentemente pela multinacional Mead Westvaco, realizada em cinco países de três continentes, apontou o consumidor brasileiro como o “mais influenciado pela embalagem”. Dos entrevistados no Brasil, 52% afirmaram que a embalagem é muito ou extremamente importante para sua decisão, e 51% revelaram já ter comprado novos produtos por causa da embalagem.

Esses dados são relevantes neste momento em que a instabilidade econômica e o desemprego estão incentivando muitos a abrir o próprio negócio. Estima-se que, hoje, três em cada dez brasileiros têm a própria empresa ou estão pensando em abrir uma.

Quem começa um novo negócio no segmento de consumo precisa saber que a embalagem é importante porque ela é um componente estratégico do negócio. Não importa o tamanho da empresa, se ela atua no varejo e se seus produtos utilizam embalagem, este item deve merecer cuidadosa atenção.

Fonte: Sebrae