NOVIDADES

O processo de produção do aço

Você já se perguntou o que ocorre durante o processo que resulta na produção do aço, matéria-prima das nossas lindas latinhas?!

 

A produção de aço começa com a mineração do ferro. Esse processo é simples, podendo ser feito a céu aberto. Nessa etapa, o material passa por britadeiras para, em seguida, ser classificado de acordo com o tamanho; depois, é lavado com jatos de água para que suas impurezas sejam retiradas, tais como argila e terra.

 

Em seguida ocorre a redução, que consiste na retirada de oxigênio do minério, reduzindo este a ferro, mais tarde reagirá com o carbono do coque, formando o CO2. Para a realização desse processo são necessárias grandes quantidades de energia térmica, fornecida pela queima do carbono.

 

A próxima etapa é o refino, em que o ferro gusa é transformado em aço por meio da diminuição do teor de carbono e outros minerais e a introdução controlada de oxigênio.

Mais adiante, ocorre a liga de ferro: o carbono recebe adição de diversos elementos que conferem características desejadas ao metal. Isso faz com que existam vários tipos diferentes de aço.

 

Fonte: http://www.saudenalata.com/