NOVIDADES

Embalagem de aço: a melhor opção para o envase de tintas.

Que a lata de aço oferece segurança, praticidade e resistência e é considerada embalagem sustentável, você já sabe. Mas você sabia que o mercado de tintas no Brasil representa hoje 37% do total de embalagens de aço, o que significa quase 200 mil toneladas de aço destinadas para o setor? Não é à toa que a embalagem é utilizada pela maioria das principais marcas do mercado nacional.

A lata de aço é a melhor opção para o envase de tintas por suas características de impermeabilidade, segurança, facilidade de moldagem, resistência, praticidade no armazenamento e transporte. “O aço, por ser um material inviolável, também evita falsificações. A embalagem de aço ainda bloqueia a incidência de luz e oxigênio e, por isso, mantém a integridade do conteúdo e suas propriedades por muito mais tempo”, explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).

Além de todas essas qualidades, o aço leva vantagem em seu reaproveitamento se comparado com materiais de outras embalagens, pois é 100% reciclável, ou seja, tem a capacidade de ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades e prejudicar o meio ambiente. A embalagem é facilmente separada de outros materiais por meio de eletroímã e se jogada na natureza leva de três a dez anos para se decompor.

Nos últimos anos avanços tecnológicos na produção de embalagens de aço voltadas para tinta ajudaram a desenvolver o segmento. Desde ferramentas que possibilitaram mais segurança, novos formatos e litografias diferenciadas até embalagens que consomem menos aço, reduzindo o peso e a emissão de gases de efeito estufa. Características que só a lata de aço pode proporcionar.

Estudo realizado pelo CETEA, Centro de Tecnologia de Embalagem, para levantar dados de resistência mecânica de embalagens de tinta e massa corrida, entre elas o balde plástico, barrica, caixa de papelão ondulado e lata de aço, confirmou que a embalagem de aço se destaca das outras por sua resistência e desempenho físico-mecânico frente aos ensaios de compressão dinâmica e queda livre.

De acordo com a pesquisadora científica do CETEA/ITAL, Fiorella Dantas, a lata de aço não apresentou vazamento pelo sistema de fechamento ou qualquer tipo de rompimento no corpo da embalagem durante os testes mencionados. “Isso constata que a lata com um sistema de fechamento eficiente resiste aos impactos mesmo em alturas mais elevadas”, afirma Fiorella.

 

Fonte: Associação Brasileira da Embalagem de Aço (ABEACO)