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Qual a relevância de investir em design de embalagens?

“Uma embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com objetivo de criar melhores condições para distribuição, transporte e armazenagem” via Wikipedia, claro.

Até aí temos uma função de design de produto muito clara. Mas e o design da embalagem, o rótulo, entra onde exatamente? Normalmente os projetos tem suma importância, mas startups, pequenas e médias empresas acabam deixando uma verba muita baixa, ou nenhuma, esquecendo o verdadeiro potencial de posicionamento que um bom projeto traz.

Hoje em dia a embalagem é a porta de entrada e o contato direto com o consumidor num mercado de produtos e marcas que cresce em oferta de maneira exponencial e que precisa cada vez mais se destacar no que tange as categorias em que estão inseridos. Se falarmos então de produtos Made in Brasil concorrendo diretamente com produtos importados, que já tem em sua essência e maioria um mercado preparado para embalagens e design que explora muito mais linguagens, formatos e saídas gráficas.

 

Projeto Pingo Da Mula por Oste – Embalagens 12ª Bienal Design Gráfico

 

Uma pesquisa divulgada recentemente pela multinacional Mead Westvaco, realizada em cinco países de três continentes, apontou o consumidor brasileiro como o “mais influenciado pela embalagem”. Dos entrevistados no Brasil, 52% afirmaram que a embalagem é muito ou extremamente importante para sua decisão, e 51% revelaram já ter comprado novos produtos por causa da embalagem.

Abaixo temos alguns exemplares das mais distintas embalagens que tem por função além da comunicação do que é o produto e seus atributos, a beleza,  funcionalidade,  a blocagem,  uso das mais variadas tipografias e paleta de cores como recursos e diferenciais.

Percebemos o uso de saídas gráficas nas embalagens que não são fotos do produto em si, muitas vezes maquiadas de maneira a mostrar pro cliente final a cremosidade, sabor e textura, como no caso dos alimentos.

 

 Projeto Nake Sucos por BR/BAUEN – Embalagens 12ª Bienal Design Gráfico

 

Os empresários dos pequenos negócios precisam conhecer alguns dados obtidos em pesquisas que sustentam essa afirmação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) revelou que o consumidor utiliza a embalagem como um importante item de referência na hora de avaliar e escolher produtos. Já o Point of Purchase Advertising International (Popai) concluiu que 81% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, sendo a embalagem mediadora desse processo. 

Acredito que em muitos casos de embalagem X consumidores estamos evoluindo e precisamos investir sim em bons projetos de design de embalagem com pesquisa de mercado, público alvo, buscando o resultado de vendas, mas além disso, posicionamento e desdobrando no PDV – a famosa blocagem, no digital e em todos os pontos de contato da marca.

É possível entregar soluções visuais que não se prendam apenas em formatos padrão e sim em embalagens que mostrem o potencial do produto substituindo as fotos clássicas de um pedaço de fruta caindo no Iogurte, ou a foto de um alimento já pronto, saindo do forno por ilustrações, tipografias, fotos colagens, janelas (facas) no projeto gráfico da embalagem que mostrem o produto real. Isso para falar apenas algumas saídas.

 

Projeto Barrinhas do Bem por Hardcuore -12ª Bienal Design Gráfico

Abaixo podemos ver claramente ótimos exemplos de projetos que mesclam tudo isso, demonstrando uma vontade genuína das marcas envolvidas, muitas delas super tradicionais, em investir em design para trazer resultado e amadurecendo de verdade um mercado ainda distante do que vemos fora do Brasil.

 

Projeto Sagatiba por Casa Rex- Embalagens 12ª Bienal Design Gráfico

Recentemente, pude acompanhar um caso em que a simples mudança na forma de expor os produtos nas gôndolas promoveu um aumento de 40% nas vendas. As lojas adotaram um novo modelo em que os produtos que anteriormente ficavam deitados nas prateleiras passaram a ser expostos em pé, pendurados em ganchos.

Projeto Doce Vida Polpa Fruta por Enredo Branding – Embalagens 12ª Bienal Design Gráfico

 

Aqui na Metalgráfica Palmira temos a missão de ajudar sua empresa a se destacar no mercado, alavancando suas vendas e aumentando o poder de persuasão para com os seus clientes em potencial. Investir em latas de aço, por si só, já cativa uma atenção diferente do consumidor. Quando juntamos à isso um cuidado especial com o design da sua embalagem o sucesso é certeiro! Conheça algumas de nossas latas personalizadas clicando aqui e encomende já a sua. =)

 

Fonte: https://www.ideafixa.com