NOVIDADES

Saiba como a conservação dos alimentos aumenta através da embalagem

O desperdício de alimentos é uma preocupação mundial. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o mundo desperdiça 1/3 dos alimentos produzidos pela indústria mundial. Nesse cenário, as embalagens tornam-se itens fundamentais para a conservação dos produtos e a sua distribuição adequada à população.

Latas de aço preservam alimentos por mais tempo e evitam desperdícios

Você sabia que existem alguns tipos de materiais que podem ajudar a reverter essa situação de desperdícios e ainda trazer diversos benefícios aos produtores, consumidores e ao planeta? Ficou curioso e quer saber como a conservação dos alimentos aumenta através da embalagem? Continue com a gente e saiba mais!

Tipos de embalagens mais comuns e sua indicação para a conservação de alimentos

Quando bem definidas, as embalagens podem revestir e criar barreiras que retardam o processo de degradação e a perda de qualidade dos alimentos. Mas para isso, é importante escolhê-las de acordo com as características de cada produto.

Como a embalagem pode se tornar o seu diferencial

Embalagens de vidro

Os vidros são excelentes para a preservação dos alimentos e recomendados, especialmente, para conservas que necessitam de tratamento térmico para melhor preservação. Nesses casos, eles funcionam bem para preservar alimentos como palmitos, azeitonas e picles, além de molhos, água mineral, sucos concentrados e bebidas alcoólicas.

As embalagens de vidro também são consideradas ótimas barreiras contra a formação de gases e odores. Dentro da família dos vidros, há os escuros, que funcionam como uma barreira total à entrada de luz. No caso do azeite, por exemplo, este tipo de material preserva melhor os compostos antioxidantes, substâncias que trazem benefícios à saúde.

Alimentos enlatados: Conheça alguns benefícios

Embalagens de poliamida ou náilon

As embalagens de poliamida ou náilon estão ganhando um importante espaço no mercado ao redor do mundo. Elas são mais flexíveis e já fazem sucesso por permitem, por exemplo, que uma sopa possa ser dissolvida diretamente na panela sem que a sua embalagem precise ser retirada.

Embalagens em latas

As latas mantêm os alimentos longe do contato com micro-organismos, garantindo, assim, que eles não sejam contaminados. Feitas com aço ou alumínio, elas também auxiliam na conservação do sabor dos alimentos e de todas as suas propriedades nutricionais

Latas: as melhores embalagens para alimentos

Além disso, embalagens de alimentos em latas são 100% recicláveis. Fora do país, já é comum até mesmo o envasamento de pratos em latas, que já fazem sucesso em todo o mundo. Sendo assim, as embalagens de aço também são mais eco eficientes do que as de plásticos, cartonadas, entre outras, pois evitam totalmente a entrada de oxigênio e luz, que provocam oxidação e degradação rápidas dos alimentos, além da perda das qualidades nutricionais. Por este motivo, as propriedades dos alimentos são preservadas por mais tempo, sendo o uso de conservantes apenas uma opção dos fabricantes.  

Além de todos esses fatores, atualmente os alimentos envasados em latas amassadas podem ser consumidos, pois há uma película interna altamente elástica e resistente a deformações, que não compromete a qualidade dos alimentos. Antes, isso não ocorria e o alimento era contaminado pelo ferro. Pontos que nos mostram que as latas são saudáveis, seguras e protegem a natureza, tornando a embalagem de aço é mais atual do que nunca.  


Gostou do post e está pensando em como melhorar suas  embalagens e alavancar o seu negócio? Entre em contato e vamos bater um papo. Será um prazer ajudar a sua marca!