NOVIDADES

A importância da embalagem para as vendas

Não é segredo para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes extremamente exigentes. Nesse cenário, as empresas têm que estar constantemente preocupadas em encontrar soluções para surpreender e encantar o seu público, diferenciando os seus produtos e a sua marca da concorrência.

Nesse contexto, as embalagens podem fazer toda a diferença. Além de proteger os produtos e simplificar a sua utilização, a escolha da embalagem ideal pode ter, também, um grande impacto nas vendas.

Neste artigo vamos entender qual é a importância da embalagem para vendas, analisando como esse fator pode ter grande impacto nos resultados da empresa.

Ferramenta de marketing

A grande maioria das decisões de compra acontece no próprio ponto de venda, com o cliente diante de algumas opções de produtos semelhantes e tendo pouquíssimo tempo (algumas vezes questão de segundos) para fazer a escolha.

Assim, a embalagem acaba se configurando como uma ferramenta de marketing que pode, inclusive, ser mais eficiente que uma campanha em mídia. Isso porque a embalagem é uma superfície diretamente relacionada ao produto e pode ser utilizada para apresentar os seus valores e diferenciais, para atrair a atenção do cliente e para se comunicar diretamente com o público.

Não é por acaso que um bom design de embalagens pode ser determinante para o sucesso da marca. Ele mostra que a empresa se preocupa com os detalhes e demonstra também o cuidado daquela marca em agradar e satisfazer os seus clientes, oferecendo informações relevantes.

Mensagem conceitual

Em um contexto em que os clientes estão cada vez mais exigentes, a empresa deve estar constantemente preocupada em se comunicar de forma eficiente e direta com o seu público, apresentando seus valores e seu posicionamento no mercado.

A embalagem é uma ótima plataforma para que isso seja realizado de forma natural e simples. Todas as escolhas acabam passando uma mensagem aos clientes: a escolha do material, se é reciclável ou não,  o uso de cores, a forma como os textos são dispostos na embalagem. E tudo isso vai causar maior identificação no cliente, aumentando as chances de que ele consuma o seu produto.

Experiência sensorial

É preciso ter em mente que a embalagem oferece também uma experiência sensorial ao cliente e quanto melhor for essa experiência, mais chances de a venda acontecer e se repetir.

Estamos falando, por exemplo, da facilidade para se abrir a embalagem, de como o produto é conservado e mantido, se ele pode ser facilmente encontrado pelo cliente, se se destaca nas prateleiras, entre tantos outros fatores.

Assim sendo, é essencial que as empresas pensem em todos os detalhes no momento da escolha da embalagem ideal.

É muito fácil compreender a importância da embalagem para vendas em um contexto de grande competitividade da economia. Cuidar dos detalhes e se preocupar em oferecer uma experiência cada vez melhor para os clientes deve ser uma preocupação constante de todas as marcas.

 

FONTE: https://blog.sulprint.com.br/