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Como a embalagem pode definir o sucesso da empresa?

Um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes para um produto é a embalagem, e sua importância é tal que a partir dela pode se definir o sucesso da empresa. Pode parecer estranho à primeira vista, mas a embalagem é parte da identidade da marca.


Neste post, você saberá como ela consegue definir o sucesso da empresa ou até levá-la ao fracasso. Vamos lá?

As aparências importam

Se você está se preparando para desenvolver uma embalagem para um produto que esteja vendendo ou está pensando em mudar a de um produto já existente, você pode estar se perguntando se a aparência do pacote ou frasco é importante.

A grande questão é: por melhor que seja a sua qualidade, alguém que não provou o seu produto não a conhece. A embalagem pode ser a ponte, o canal que liga o comprador a essa mercadoria até então desconhecida, proporcionando a experiência de consumo necessária para a conquista do cliente.

A função da embalagem no sucesso da empresa

Primeiramente, o objetivo da embalagem é proteger o produto contra danos. Ela não só faz isso durante o transporte — desde o fabricante ao consumidor final —, mas também evita danos enquanto a mercadoria fica nas prateleiras do varejo.

A maioria dos produtos têm algum tipo de embalagem. Por exemplo, sopas devem vir em um recipiente, se forem líquidas, ou em um pacote, caso estejam em pó. Enquanto maçãs podem ter embalagem própria para transporte, e assim por diante.

É válido ressaltar que, para cada tipo de produto, há uma embalagem diferente, justamente para não danificar seu conteúdo, como no caso de itens alimentícios, mais sensíveis.

A atração já na embalagem

Como a embalagem de um produto pode ser o aspecto que atrai o consumidor para comprá-lo, esse mesmo fator pode trazer sentimentos negativos, repelindo o consumidor em potencial. Por essa razão, muitas empresas realizam uma extensa pesquisa sobre esquemas de cores, modelos e tipos de embalagem de produtos que mais atraem seu consumidor alvo.

Por exemplo, já reparou nas embalagens de fast-food? Todas têm a cor vermelha, que estimula a fome. Desse modo, conforme o seu público-alvo, você pode acertar na escolha do modelo e da cor, que remeta sempre à identidade da marca, levando ao sucesso de vendas da empresa.

O destaque diante da concorrência

Exceto no caso de produtos altamente inovadores, é bem provável que o possível consumidor encontre inúmeras opções similares oferecidas pelos seus concorrentes.

Embora sua mercadoria possa conter diferenciais importantes, como cor, textura, sabor, durabilidade, qualidade, a verdade é que uma pessoa que nunca consumiu seu produto antes não conhece essas características.


Portanto, em um primeiro momento, diante das muitas opções encontradas na prateleira de uma loja ou supermercado, não é o valor intrínseco da mercadoria que vai chamar a atenção e cativar o cliente. Por mais que seja injusto, o fato é que esse papel de destaque é obtido por meio da utilização da embalagem correta, e essa escolha é feita em pouquíssimos segundos.

Portanto, mais que um simples invólucro, a embalagem é uma ferramenta que proporciona a oportunidade de se destacar da concorrência. Ela pode ser o diferencial entre a conquista do consumidor, a indiferença dele ou até mesmo sua desistência.


O sucesso da empresa pode ser definido pela embalagem, porque é uma das grandes responsáveis em convencer os potenciais clientes e aqueles já fidelizados, de que vale a pena adquirir o produto apenas através da identidade visual. Uma boa armazenagem é fundamental para o encantamento do cliente e para a sua fidelização. Lembre-se, a embalagem do produto destina-se a comunicar um propósito: o que sua marca representa e o que significa para o seu cliente. Não perca esta oportunidade de criar uma impressão duradoura na prateleira, nas mentes de seus clientes e garantir o sucesso da empresa.

Está pensando em mudar a embalagem de seus produtos? Conte com a Palmira pra te ajudar!

Fonte: Associação Brasileira de Automação