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Como escolher uma boa embalagem

Existem diversas formas de escolher uma embalagem para despertar o interesse do consumidor. Por isso, a escolha da embalagem certa de um produto deve ter a mesma atenção dedicada ao produto propriamente dito, pois é uma das maneiras mais eficazes de conquistar clientes e destacar a empresa positivamente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente e entenda mais sobre o assunto!

A importância de uma boa embalagem

A embalagem é a primeira ferramenta de marketing para encantar os clientes

Os clientes são cuidadosos na escolha dos produtos e, com o fácil acesso à informação, o desejo de saber mais sobre o que consomem aumentou significativamente nos últimos anos.

Os valores da empresa, especialmente sobre a sustentabilidade, têm definido as escolhas, e isso deve estar claro quando o cliente visualiza um produto na prateleira. Os supermercados, por exemplo, têm uma enorme variedade de produtos expostos; por isso, as embalagens precisam ser bem-feitas para encantar o cliente rapidamente e influenciar no seu poder de escolha.

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A embalagem perfeita é mais do que apenas um acondicionamento

Além de encantar o cliente e destacar a marca, a embalagem correta proporcionará a segurança do produto e zelará pela sua qualidade, conservação e durabilidade durante o transporte e o tempo em que ele ficará na prateleira.

Dessa forma, se a empresa quer que seus produtos se destaquem diante dos clientes, deve atentar aos seguintes cuidados na escolha da embalagem ideal:

1. Determine a estrutura da embalagem

Antes de desenvolver uma embalagem, devemos decidir sobre a estrutura. Que tipo de embalagem é melhor para o seu produto? Para fazer essa determinação, fazemos muitas perguntas. Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao pensar sobre a melhor estrutura:


2. Busque um design autêntico

Com a imensa quantidade de produtos competindo pela atenção dos consumidores, a escolha da embalagem deve ser autêntica, sem ser genérica ou parecida com os concorrentes. O projeto de marketing começa com a escolha de embalagens personalizadas e originais, que reforcem a identidade da empresa e sua linha de produtos.

Para elaborar o design de uma linha de produtos, é importante projetar as embalagens sempre com o olhar voltado para o futuro, investindo na criação de projetos sistemáticos, que permitam simples mudanças de informações para toda a linha de produtos.

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3. Ofereça praticidade no manuseio do produto

O consumidor terá muito mais interesse em adquirir um produto que seja prático e funcional. A escolha da embalagem deve levar em consideração soluções inovadoras, que facilitem o uso. Por consequência, embalagens que possam suportar altas e baixas temperaturas são mais atrativas para o consumidor.

A funcionalidade da embalagem deve ser garantida de forma a proporcionar o manuseio do produto facilmente e com segurança. Por exemplo, se o cliente precisa de outro objeto para abrir a embalagem ou tem problemas no armazenamento, a chance de comprar o produto novamente diminui se ele encontrar uma opção de embalagem que resolva essa dificuldade.

Outro detalhe importante é referente ao tamanho e capacidade das embalagens. Com o aumento de pessoas que moram sozinhas ou em famílias menores, esse detalhe é mais relevante, pois evita o desperdício de espaço.

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4. Demonstre a qualidade do produto

A aparência da embalagem é fundamental, e isso se torna destaque para o consumidor em meio à enorme variedade de produtos concorrentes. A qualidade do produto deve ser comunicada já na embalagem, de acordo com seu propósito e público-alvo.

Não adianta o produto ser o melhor em termos de matéria-prima e modo de processamento/armazenamento se não demonstrar o mesmo cuidado com a embalagem. Ela deve ser o espelho do produto, e o cliente, ao visualizar a embalagem, já deve ser convencido de imediato da sua qualidade.

É importante colocar-se no lugar do consumidor para saber quais são seus desejos e expectativas, para alinhar o padrão estético ao seu anseio. Enquanto alguns consumidores buscam glamour e sofisticação, outros estão interessados em linhas mais sustentáveis e naturais. Assim, a definição do público-alvo nesse momento é primordial.

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5. Escolha embalagens com durabilidade

O produto passa por diversos locais antes de chegar até as prateleiras do supermercado. Pensando nisso, o cuidado na escolha correta para a conservação é essencial para não colocar em risco a saúde do consumidor e também não gerar prejuízos à empresa caso o produto estrague no caminho.

As embalagens devem evitar a ação de agentes externos que possam deteriorar o produto, como microorganismos, umidade e incidência de luz. Dessa forma, a vida útil do produto será prolongada pelo tipo de embalagem escolhido, que deve ser resistente durante o armazenamento, distribuição e consumo.

Certifique-se de que sua embalagem resultará no envio do produto para o cliente em excelentes condições. Em longo prazo, será mais caro substituir o produto do que investir agora em embalagens adequadas.

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