CRIAÇÃO DE EMBALAGENS: 6 ERROS QUE A SUA EMPRESA NÃO PODE COMETER

A embalagem de um produto serve muito mais do que para protegê-lo. Ela também informa os clientes, gera atração e ajuda até mesmo no posicionamento de marca. Com isso, realizar a criação de uma embalagem é uma tarefa que exige atenção redobrada para que os resultados da empresa não sejam afetados.

Nesse sentido, tão importante quanto saber o que fazer, é saber que deve ser evitado. Separamos a seguir 6 erros que sua empresa não pode cometer na criação de embalagens! Continue com a gente e saiba mais!

Como escolher uma boa embalagem

1. NÃO SEGUIR PADRÕES E LEIS

O processo de criação de embalagens não é apenas criativo, mas também passa por obrigatoriedades legais. Produtos alimentícios, por exemplo, precisam conter algumas informações indispensáveis no rótulo, como a composição adequada e, mais recentemente, a indicação de potenciais itens que causam alergia.

Ao mesmo tempo, rótulos não podem trazer informações falsas, que não possam ser comprovadas ou que induzam o consumidor ao erro. Em qualquer produto, os rótulos devem trazer informações claras e precisas sobre o produto. Além disso, é preciso identificar corretamente a empresa. É importante também inserir o código de barras, que beneficiará diretamente seu negócio e seus clientes.

Se a sua empresa comete o erro de não seguir esses padrões, o resultado não é apenas de perda de confiança e credibilidade, mas também leva ao pagamento de multas em razão do descumprimento das regras.

A importância de uma boa embalagem

2. DESCONSIDERAR A FUNCIONALIDADE

Outro ponto importante é que a embalagem precisa ser funcional, o que significa que ela precisa atender a múltiplos critérios de maneira simultânea. Ela deve, por exemplo, ser fácil de abrir, mas, ao mesmo tempo, garantir a proteção do item que está dentro dela. Ela também deve ocupar o mínimo espaço dentro das possibilidades, já que, do contrário, haverá um desperdício de espaço desde o armazenamento até o transporte, o que aumenta os custos.

E por falar em custos, ela também deve utilizar materiais adequados, que não pesem no bolso do seu negócio e, ainda assim, atendam às especificações. Um bom exemplo são as latas, que usam um A diversidade das embalagens de aço

4. ESQUECER-SE DO RESULTADO FINAL

Muitas vezes, o conceito para uma embalagem pode ser ótimo, mas na prática o resultado pode ser bem diferente. Isso porque, ao unir embalagem e produto, o efeito pode ser diferente daquele que foi imaginado inicialmente, seja devido a uma confusão ou a uma ilusão de ótica pouco benéfica para o produto.

Quando você não faz testes de embalagem com a mercadoria da forma como ela será exposta, corre o risco de escolher uma proteção inadequada e, até mesmo, de cometer gafes.

As muitas aplicações do aço 

5. NÃO REALIZAR UMA CRIAÇÃO PROFISSIONAL

A embalagem de um produto não deve ser só bonita e atrativa, assim como não deve ser apenas funcional. No geral, ela deve unir tantas características positivas quanto possível, de modo a gerar atratividade. Dito isso, um erro que pode comprometer essa criação é realizá-la de maneira amadora. Não basta apenas pensar em um rótulo razoável ou em uma embalagem tradicional mas, sim, conhecer a fundo a empresa e transmitir a mensagem por meio desse elemento.

Por isso, é fundamental ter profissionais realmente competentes e especializados que sejam responsáveis por essa idealização. Dessa forma, você garante que a embalagem para os produtos atinja os melhores resultados possíveis.

6. DEIXAR DE CONSIDERAR O MERCADO

Por mais que a embalagem deva ter a ver com o produto e sua mensagem, ainda é indispensável pensar no mercado como um todo. Dependendo do setor no qual a sua empresa se encontra, algumas tendências são mais fortes do que outras.

Itens de luxo, por exemplo, exigem embalagens mais bem-acabadas e com material mais nobre, refletindo o produto de maneira geral. Por outro lado, se o mercado está preocupado com a sustentabilidade, é preciso investir em embalagens que reflitam essa preocupação.

Ao ignorar essas necessidades, a embalagem tem pouco impacto para o público por não ressoar adequadamente. Além disso, considerar o mercado também deve incluir a avaliação do que os concorrentes estão fazendo, pois sem isso há chances de que a sua empresa desperdice oportunidades de ter uma performance melhor.

A criação de embalagens precisa ser um processo bem estruturado e que atenda às necessidades do produto, do mercado e também das legislações vigentes. Sem cometer esses erros apresentados, a sua empresa tem mais chance de vender e de se posicionar corretamente, levando ao sucesso do negócio e a Palmira Metalgráfica pode te ajudar! Entre em contato e nos conte a sua ideia. Vamos transformar juntos a embalagem do seu negócio.

Fonte: Associação Brasileira de Automação.

Conheça nossas linhas de embalagens

Temos a satisfação de produzir embalagens de excelente qualidade e que atendem as necessidades dos nossos e de seus clientes.

VENHA
TRABALHAR CONOSCO

Acesse o nosso formulário e cadastre o seu currículo nossa equipe de RH terá o prazer em avaliar o seu perfil profissional.

ORÇAMENTOS
ATENDEMOS TODO O BRASIL

Acesse nossa página de orçamento online e entre em contato com nossa equipe. Teremos satisfação em atender sua necessidade com qualidade.

DENÚNCIA ANTICORRUPÇÃO

FAÇA SEU ORÇAMENTO

FALE CONOSCO