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Embalagens Personalizadas: muito além do marketing

Em um mercado cada vez mais recheado de concorrentes, você precisa saber como fazer sua empresa se destacar positivamente. Existem diferentes formas de chamar a atenção para aspectos que envolvem diretamente o nível de qualidade do produto e a satisfação do cliente. Entre eles, a embalagem personalizada é responsável por despertar o interesse do consumidor.

Considerada como um importante artifício de publicidade no ponto de venda, ela é decisiva e pode gerar novas compras e, até mesmo, a conquista de novos clientes. Entretanto, não é só uma questão de marketing. Embalagens personalizadas podem tornar a marca e a empresa relevantes em diversos aspectos. Ficou curioso? Continue com a gente e saiba mais!

Como a embalagem pode se tornar o seu diferencial

Design

Ninguém tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. A máxima serve também para as mercadorias. Afinal, diante de vários produtos similares expostos, o que vai fazer com que o consumidor preste atenção justamente no que sua empresa oferece? A embalagem!

Logicamente, depois desse primeiro passo, ele pode analisar outras características. Se for um alimento, o cliente provavelmente ficará atento às informações nutricionais. Em outros casos, vai calcular a relação custo-benefício. É um processo de escolha. Porém, para chegar a essa seleção, o produto precisa atrair o olhar do consumidor, e isso vai acontecer em função do visual e pela capacidade de atração que a embalagem apresenta.

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Praticidade

O fato de uma embalagem ser sinônimo de praticidade aumenta muito as chances de o consumidor adquirir o produto. Aquela que suporta ir das baixas temperaturas do congelador diretamente ao micro-ondas, por exemplo, é muito mais prática e interessante para o cliente.

Muito mais do que a beleza, uma das principais atribuições do design é garantir a funcionalidade de uma embalagem. Então, ela deve favorecer o manuseio do produto e cuidar de sua proteção, tornando o dia a dia do cliente muito mais prático. Esse requisito é uma oportunidade de inovar. Pense em todas as vezes que utilizou um produto similar ao que oferece hoje. 

Conveniência

Hoje em dia, o comprador dá cada vez mais atenção a esse aspecto. Embalagens personalizadas e que facilitam o acesso ao produto contam muitos pontos na hora de conquistar o cliente. Um exemplo é a venda de maionese, algumas em potes e outras em sachês. O consumidor dá preferência àquela que mais lhe convém.

Para desenvolver uma embalagem pensando na conveniência, pense nas situações em que o cliente utilizará o produto com mais frequência e identifique intervenções na embalagem que tornariam seu uso mais fácil. De preferência, aposte em várias opções, adequadas às diferentes situações de uso.

Facilidade no uso

Seguindo a mesma lógica dos itens anteriores, essa característica diz respeito à forma de facilitar a relação do cliente com o produto no dia a dia. É o caso das novas embalagens personalizadas de leite condensado, muito mais fáceis de abrir e sem a exigência do uso de nenhum outro utensílio, tal como o abridor de latas.

Especialmente nesse caso, o desenvolvimento da embalagem precisa levar em conta a experiência que o cliente terá com aquele produto. Assim como no que diz respeito à conveniência, as situações em que consumidor utilizará a mercadoria precisam ser analisadas. A partir disso, é necessário pensar em formas de apresentação que tornem o uso mais simples, sem que seja preciso buscar ferramentas adicionais para o consumo. Algumas experiências nesse sentido são reconhecidas como inovadoras.

Estética

Não se pode negar que a beleza é fundamental. É ela que faz um produto saltar aos olhos do consumidor em meio a centenas de concorrentes. Logo, é importante caprichar no visual da embalagem, garantindo que ela seja coerente com o propósito do produto e com o perfil do público-alvo.

Mas não se trata apenas de uma questão de beleza, e sim de identificação com a marca — a ideia que o produto quer passar. Nesse aspecto, é importante pensar nos desejos do público-alvo e no que ele quer obter a partir daquela mercadoria, para alinhar o padrão estético a essa expectativa.

Tendência no desenvolvimento para embalagem de produtos

Conservação

A embalagem é um fator extremamente decisivo na conservação do produto, fator essencial para não colocar em risco a integridade do consumidor. As personalizadas devem evitar a ação de agentes externos na deterioração do produto, como umidade, micro-organismos e incidência de luz.

Assim sendo, as embalagens também têm a função de prolongar a vida útil do produto e reduzir a possibilidade de perdas. Existem diversas normas a serem seguidas que, diferentemente do que muitos pensam, não se aplicam apenas ao ramo alimentício.

Proteção e transporte

O produto passa por uma série de processos logísticos antes de chegar ao ponto de venda e ao consumidor final. Entre eles, podemos destacar o armazenamento e a distribuição. Durante todas essas movimentações, a mercadoria corre o risco de sofrer danos. Nesse contexto, a embalagem deve ser resistente e fácil de manusear, pois tem a função de proteger o conteúdo e evitar que ele seja danificado em qualquer etapa do ciclo logístico.

As embalagens personalizadas devem se adaptar ao tipo de produto e aos processos pelos quais ele passa, principalmente em relação ao transporte, momento em que a mercadoria está altamente sujeita a danos, tanto por falta de treinamento para manuseio quanto por imprevistos inevitáveis na movimentação da carga.

Sustentabilidade

Sua embalagem pode ainda se adequar a uma grande tendência mundial, a da sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Apostar em soluções personalizadas e sustentáveis pode melhorar a imagem da sua empresa perante a sociedade, aumentar a vantagem competitiva e, inclusive, reduzir custos. Para aproveitar esses benefícios, é preciso utilizar da criatividade e investir capital, mas com garantia de retorno.


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As embalagens personalizadas são, certamente, um fator de alto impacto no processo de decisão de compra. Mas se engana quem pensa que elas só têm essa função. A mercadoria passa por uma série de processos logísticos antes de chegar ao ponto de venda, e a embalagem correta pode auxiliar no alcance do principal objetivo da logística: oferecer produtos de qualidade, com o menor custo possível, no tempo correto e sob as condições certas.

E você, pretende investir em embalagens personalizadas? Conte com a gente para te ajudar! Entre em contato e peça já seu orçamento!

Fonte: Associação Brasileira de Automação.