NOVIDADES

Entenda o processo de reciclagem dos Aerossóis

Os Aerossóis fornecem um meio prático de armazenar e dispensar uma vasta gama de produtos: pessoais, domésticos, médicos, técnicos e de uso industrial.

Os aerossóis não são apenas recicláveis, mas são uma forma amigável ao consumidor de embalagens para produtos especiais.

Depois de firmar-se o Protocolo de Montreal se deixou de usar os CFC’s (clorofluorcarbonos) como gás propelente, contudo, até hoje, há aqueles que não sabem que o aerosol moderno funciona com hidrocarbonetos, Ar, Nitrogênio, acusando-o de empregar CFC’s. Por outro lado a quem afirme que por sua constituição não é possível sua reciclagem. Esta, como a ideia anterior, são estigmas sem fundamento.

Os aerossóis são iguais a outros recipientes é possível reciclá-los em condições adequadas de segurança.

Somente no Brasil, o consumo aproximado deste produto é de 415 milhões de aerossóis, sendo que apenas 1% deste total segue para o seu destino correto que é a reciclagem.

Recuperando aerossóis vazios, podemos prestar uma valiosa contribuição para a reciclagem e fazer assim, como em muitos países.

Então, como você pode incluir seus aerossóis para reciclagem?

– Esvazie a embalagem. De maneira alguma descarte sem que tenha dispensado todo o seu conteúdo. Nos aerossóis, os conteúdos são hermeticamente embalados, não irão estragar ou evaporar, eles podem ser utilizados e armazenados durante longos períodos de tempo;

– Não fure ou amasse as latas de aerossóis;

– Se houver coleta seletiva em sua cidade, você pode remover as partes plásticas (tampa, atuador), separando o plástico do metal nos recipientes adequados. Se não houver coleta seletiva, mantenha a embalagem junto com outros recicláveis, separado-a dos resíduos orgânicos;

– Mantenha os aerossóis afastados das fontes de ignição.

Embora gases inflamáveis possam ser liberados de dentro da lata, testes mostram que qualquer atmosfera inflamável dissipa muito rapidamente no ar.

Sprayed air freshener in hand on grey background

FONTE: http://www.setorreciclagem.com.br/