NOVIDADES

Os Benefícios da reciclagem

Em nosso blog, já abordamos temas como relação das reciclagens com as embalagens metálicas, como podemos contribuir para um futuro mais consciente e qual o impacto ambiental das embalagens para o meio ambiente. Isso tudo, pois sabemos que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano (único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta). Mas no post de hoje, resolvemos falar quais são esses benefícios e porque apoiamos tanto essa causa. 

Muito se ouve falar sobre a importância dos 3 R’s (Reciclar, Reduzir e Reutilizar), mas não são todas as pessoas que compreendem a real importância dessas práticas. Sabemos que ampliar a vida útil dos resíduos pode ser positivo por vários motivos, no entanto, e primeiro lugar e antes de tudo, é preciso saber identificar qual o melhor destino para cada um deles.

Tudo o que consumimos e descartamos, quando não é reciclado ou reutilizado, tem como destino os aterros e lixões. Quando os resíduos sólidos são dispostos nesses locais, eles emitem gases de efeito estufa, sendo o gás metano o principal. Isso ocorre porque a decomposição da matéria orgânica, associada a ausência de oxigênio, favorece a ação de bactérias metanogênicas, produzindo o danoso gás. 

Nesse sentido, a reciclagem nos dá a possibilidade de diminuir e contribuir para a prevenção de riscos na saúde pública. Pois dessa forma, os resíduos não são destinados a lixões ou aterros sanitários e, portanto, não contaminam o solo, os rios e o ar, que indiretamente causam doenças, e também não favorecem a proliferação de agentes patogênicos (que causam doenças diretamente);

Outro benefício, é a diminuição e a prevenção de impactos ambientais. Tanto os resíduos não degradáveis como os degradáveis, ou orgânicos, por sua enorme quantidade, não são assimilados pelos organismos decompositores, persistindo nos solos e nos corpos hídricos por longos períodos impossibilitando ou dificultando a sobrevivência de inúmeros seres vivos e, por conseqüência, causando desequilíbrios ecológicos em todos os ecossistemas da Terra. 

Também podemos citar vantagens econômicas. Com a economia de recursos naturais, conseguimos a diminuição de gastos na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, entre outros. Sem falar na geração de empregos, tanto para a população, quanto para o setor industrial.

Além da economia de recursos naturais, a reciclagem também contribui para a economia de energia – às vezes para uma diferença considerável! Para se ter uma ideia, a produção de alumínio a partir de latas recicladas consome 95% menos energia do que fabricá-la do zero.

Quando reutilizamos algo, ou seja, quando encontramos uma utilidade para algo que poderia ser jogado no lixo, eliminamos a necessidade de comprar mais coisas e acabamos por estimular o consumo consciente e ajudando em um modelo de sociedade com um sistema sustentável.

Porém, mesmo reduzindo o consumo e reutilizando materiais, ainda assim geramos resíduos. No entanto, cabe a nós decidirmos o que fazer com cada um deles. Se tivermos a oportunidade de reciclar ou reutilizar materiais como metal, papel, vidro e plástico, o planeta será poupado e a natureza vai agradecer. A Palmira auxilia causas ambientais e se coloca como uma empresa que apoia a reciclagem, reforça seus benefícios e entende sua responsabilidade social no mundo em que vivemos.