NOVIDADES

Reciclagem de latas: Entenda sua importância e como fazer

As latas estão presentes na vida de milhares de brasileiros. Seja naquela cervejinha do fim do dia, no refrigerante e no chá gelado que acompanha o almoço ou nas embalagens alimentícias e até nos produtos químicos. O certo, é que o volume de latas consumidas em nosso país aumentou muito nos últimos anos. Por isso, a reciclagem desses materiais é tão importante e você pode colaborar muito fazendo a sua parte.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Continue com a gente!

Consumo sustentável: o que fazer por nós e pelo planeta?

Latas de alumínio 

O Brasil é o maior reciclador de alumínio desde 2001 – e parte desse sucesso se deve exatamente por conta das latinhas. Em 2016, nosso país reciclou 97,7% das latas produzidas por aqui. O equivalente a cerca de 280 mil toneladas de alumínio reaproveitadas.

Um dos grandes benefícios da reciclagem do alumínio é que ela serve de fonte de renda para milhares de brasileiros, que revendem as latinhas para que as próprias empresas produtoras de alumínio criem novos produtos com custos mais baixos. Outro ponto positivo do alumínio reciclado é que os materiais feitos a partir dele possuem a mesma qualidade de um novo.

Como é feito o descarte correto das latas de aço

E as latas de aço? 

O aço é um metal 100% reciclável, e pode voltar ao mercado em diferentes formas, desde carros, geladeiras e eletrodomésticos até acessórios variados, como tesouras e maçanetas. De acordo com a ONG Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, 46,7% de todas as latas de aço consumidas no Brasil em 2015 foram recicladas. Fazem parte desse montante, latas de bebidas; alimentos, como ervilha, milho e sardinha; tintas; massa corrida e produtos químicos.

Aproximadamente 200 mil toneladas de latas de aço usadas retornaram para o processo de reciclagem no país, e este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental.

Como a reciclagem cria novas oportunidades

Latas de aerossol e spray são recicláveis?

As latas de aerossol e sprays não fazem parte do ciclo comum de reciclagem de metais. Seu conteúdo nem sempre é tóxico, porém, na maioria das vezes é considerado um composto orgânico volátil.

Entenda o processo de reciclagem dos aerossóis 

Existem cooperativas especializadas nesse tipo de material, mas são um número inexpressivo. Para se ter ideia, menos de 1% desse tipo de embalagem é reciclado em nosso país.

andres

Descarte correto

O descarte correto dessas latas é muito importante, principalmente daquelas que contêm produtos tóxicos (tintas, vernizes e solventes), já que estes podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, caso parem em aterros.

FONTE: https://www.reciclasampa.com.br/