A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA EMBALAGEM

Caminhar por uma gôndola de supermercado ou dar aquela olhada na prateleira de uma loja ou até mesmo em um site, é uma atividade corriqueira para os consumidores. Por isso, chamar atenção logo de cara com embalagens atrativas, é um posicionamento decisivo no momento de compra do consumidor.

Neste artigo, você vai descobrir a real importância das embalagens para seu negócio, quais as principais vantagens de contar com fornecedores que invistam nisso e como escolher os melhores modelos. Continue com a gente e saiba mais.

Embalagens metálicas: mais atuais do que nunca

POR QUE AS EMBALAGENS FAZEM A DIFERENÇA NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE?

Em tempos de múltiplas marcas, onde a variedade é tão grande quanto a vontade de chamar a atenção dos compradores, quanto mais personalizada, eficiente e envolvente a embalagem da sua mercadoria for, maiores são suas chances de agradar a um público que faz pesquisas, compras e reclamações em um clique.

A embalagem é uma oportunidade de contar uma história, valorizar a marca e ter um papel mais estratégico do que funcional. A relação com os consumidores deve ser revista, inclusive com a embalagem, que é mais funcional, preparada para o consumo rápido, possibilitando seu uso posterior. Há necessidade de entender os clientes, pois eles querem participar da criação dos produtos.

Por isso, as funções de uma boa embalagem vão muito além de proteger o produto, identificar seu nome e registrar o código de barras. Ela também precisa seduzir os clientes. Afinal, elas são o primeiro contato do consumidor com o produto.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE UMA BOA EMBALAGEM?

Embalagens com um bom design agregam valor ao produto, informam o cliente em segundos e podem aumentar o lucro de fabricantes e lojistas. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas com investimentos em design de embalagens tiveram aumento nas vendas.

Embalagens persuasivas aumentam suas vendas

Em contrapartida, 41% destas empresas também tiveram redução de custos. Isso pode acontecer porque além do apelo estético, embalagens precisam ser funcionais. No caso de alimentos, por exemplo, elas garantem a conservação e evitam perdas durante o manuseio.

Quando elas funcionam bem, atraem a atenção das pessoas logo de cara. Esse é o momento em que a embalagem aproveita para destacar os diferenciais e vantagens do produto. Desta forma, a embalagem pode fazer diferença na decisão de compra, porque é o principal elo de comunicação com o consumidor e é uma extensão do produto.

Sendo assim, o ponto chave para entender a importância das embalagens é perceber a relação emocional entre as marcas e o consumidor. Quando um consumidor escolhe um produto, ele está dizendo “Isso tem a ver comigo e é por isso que vou usá-lo”. Assim como já foi identificado pela publicidade, a beleza e a estética dos produtos estão relacionadas até com a autoestima do consumidor.

MELHORAM A PERCEPÇÃO DO CLIENTE

Um bom design e um bom material, transmitem ao consumidor sensação de confiança e demonstra como a marca se preocupa em oferecer o melhor. Uma bela embalagem traz o pensamento inconsciente de que o produto também é bom.

A diversidade das embalagens de aço

REFORÇAM A IDENTIDADE DA MARCA

A sua marca é popular ou premium? Mesmo sem olhar o preço, podemos indicar o público-alvo da maior parte dos produtos apenas ao analisar o design da embalagem. Por isso, é preciso coerência.

Como o bom design reforça a marca, é importante garantir que ela seja um intermediário eficiente e consiga se comunicar com seu público.

MELHORAM A APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Se o objetivo do seu cliente é escolher um produto para dar de presente, embalagens bem-feitas vão ter muito mais apelo. Em alguns casos, elas podem dispensar até os embrulhos presentes.

É importante ressaltar que cada tipo de produto tem exigências legais sobre quais informações devem constar na embalagem. Quando algum desses dados é um diferencial da marca, elas podem até ganhar destaque no design.

TRAZEM INOVAÇÃO À MARCA

Como você já viu aqui, boas embalagens são funcionais. Por isso, elas são oportunidades perfeitas para o fabricante demonstrar inovação. Seja na praticidade na hora de abri-las ou integrando funções de outros objetos, o design pode oferecer um caráter útil à embalagem e surpreender.

Os consumidores também gostam de iniciativas que saiam do padrão. Na hora de inovar, não estabeleça limites para a criatividade.

Entre os temas que mais se destacam no mercado atual está a sustentabilidade. Embalagens de materiais que podem ser reciclados, agregam valor ao produto.

Uma boa embalagem diz tudo

DIVULGAM A MARCA

Você já deve ter ouvido alguém dizer que estava com pena de jogar alguma embalagem fora porque elas eram muito bonitas ou úteis, não é? Esse é um caso de sucesso. Quando isso acontece, as pessoas “carregam” as marcas. É o resultado de uma embalagem bem pensada e funcional.

Se o fabricante garante isso, a marca é reforçada, pode fidelizar aquele cliente e despertar o interesse em novos.

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