NOVIDADES

A história da lata

A história da lata começou em meados de 1795, quando as tropas de Napoleão estavam sendo arrasadas pela fome. Para seguir adiante com as conquistas militares e a toda a expansão colonial, era necessária a invenção de um recipiente capaz de transportar comida sem apodrecer. Foi aí então, que o governo Francês ofereceu um prêmio de 12.000 francos para quem inventasse um método eficiente de conservar comida.

Mas apenas após 15 anos, que Nicolas Appert, um parisiense que trabalhava como doceiro, padeiro e produtor de vinhos, teve uma ideia: porque não empacotar os alimentos em garrafas, como o vinho? Finalmente, depois de muito pensar, chegou a conclusão de que cozinhar parcialmente os alimentos e selá-los dentro de garrafas com uma rolha, seria suficiente para conservar os alimentos e resolver o problema. 

Diante desse acontecimento, os Britânicos se viram com o dilema de responder a altura o avanço das tropas francesas. E foi então que em 1810, o rei George III assegurou uma patente a Peter Durand pela sua ideia de preservar alimentos em recipientes de vidro, barro, estanho e outros metais para superar a invenção de Appert. 

A grande sacada de Peter, é que o estanho podia ser selado hermeticamente. E em contrapartida, não era quebrável e muito mais fácil de ser manuseado, superando o vidro. Por isso, a garrafa de vidro do vinho e sua rolha, foram substituídas pela lata cilíndrica feita de chapa de estanho, que é simplesmente aço revestido para prevenir a oxidação e a corrosão. 

Depois de um ano de experiências, em 1813 latas de alimentos já eram enviadas para o exército britânico e para as autoridades da marinha para que testassem o método de conservação. 

Assim, à medida que os alimentos foram sendo transportados por várias partes do mundo, a indústria da lata expandiu-se para novos territórios e em meados de 1830, as latas de conserva de tomates, sardinhas e ervilhas já começaram a aparecer no mercado, tendo se popularizado em quase um século mais tarde com o aperfeiçoamento do enlatamento, até que em 1935, seria lançada a primeira cerveja em lata. O resto da história você conhece.