NOVIDADES

A relação da reciclagem com as embalagens metálicas

Os metais são um tipo de material que pode ser reciclado mais de uma vez sem perder suas características e qualidade original. Por conta disso, estima-se que mais da metade das embalagens metálicas utilizadas na atualidade já passaram por processos de reciclagem.

Quer saber mais sobre a relação da reciclagem com as embalagens metálicas? Continue lendo nosso post!

A importância da reciclagem

O processo que possibilita que embalagens (metálicas, plásticas, ou de outros materiais) voltem a ser inseridos na cadeia de consumo é chamado de logística reversa, uma técnica que trata do fluxo de produtos e embalagens, fazendo com que eles retornem a seu local de origem.

Para evitar que as embalagens de metal fiquem acumuladas em aterros sanitários e acabem poluindo o solo e as águas, é fundamental investir na reciclagem de embalagens metálicas e na conscientização da população a respeito do correto descarte desse tipo de material.

Além disso, é importante lembrar que a fonte de metais disponíveis no planeta é limitada e, caso este recurso não seja usado de maneira responsável, a tendência é que ele se esgote com o tempo. A reciclagem de embalagens metálicas, portanto, contribui significativamente para a preservação deste recurso natural.

O processo de reciclagem

O primeiro passo para a reciclagem é recolher os materiais. Todos os resíduos encaminhados para a reciclagem passam por um processo de triagem em que os metais são separados em duas categorias: metais ferrosos (que são aqueles que possuem ferro em sua composição, como é o caso do aço) e metais não ferrosos (aqueles que não possuem ferro, como o alumínio). Após a triagem, os metais serão fundidos, para serem transformados em outros produtos.