NOVIDADES

Dicas de sustentabilidade para usar em casa

Todos nós já ouvimos falar de sustentabilidade, mas infelizmente esse tema não é tratado com a atenção que merece. No intuito de ajudar a cuidar do planeta em que vivemos e reconhecendo que sustentabilidade é uma tema de total importância para todos nós, separamos 7 dicas para você tornar sua vida mais sustentável aí mesmo na sua casa. Confira!

Consumo sustentável: o que fazer por nós e pelo planeta

#Dica 1 – Reciclagem do lixo

Reciclar significa transformar um objeto usado em um produto novo para o consumo. Essa prática tornou-se mais comum nos últimos anos, dado o benefício para o ambiente como um todo. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o aço, o papel e o plástico. Por isso, a reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Além disso, muitas empresas também estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos. 

#Dica 2 – Compostagem do lixo doméstico

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

#Dica 3 – Cultive seu alimento

Cultivar o próprio alimento possui diversas vantagens. Além de você ter alimentos orgânicos de fácil acesso, funciona também como uma terapia, pois demanda paciência e cuidado para o bom cultivo. A parte positiva desse tipo de cultivo é que não há limitações para o espaço. Se você possui apartamento, é possível cultivar temperos em vasos pequenos, ou fazer um cultivo vertical. Pode-se também cultivar diversos tipos de brotos, como girassol, feijão, alfafa. Eles são extremamente nutritivos, podendo ser cultivados em um simples pote de vidro ou latas reaproveitadas.

#Dica 4 – Iluminação LED

O LED foi um marco na área de iluminação, com a substituição das antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Elas possuem vida útil cerca de 40x maior que das lâmpadas incandescentes. Além disso, lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio em sua composição, o que é prejudicial ao meio ambiente. A utilização dessas lâmpadas, em conjunto com interruptores que ajustam a intensidade delas, no lugar do tradicional interruptor liga/desliga, proporcionarão uma boa iluminação, além de muita economia.

 #Dica 5 – Utilização da luz natural

A luz natural é extremamente importante para a nossa saúde e estudos comprovam suas ações inclusive em processos de síndrome de depressão, associadas a ausência prolongada de luz natural. Existem diversas técnicas de construção que permitem a entrada de luz natural pelo ambiente como, por exemplo, a orientação da construção na direção Norte-Sul para evitar a entrada direta da radiação do Sol, impedindo o efeito do “ofuscamento”. 

#Dica 6 – Telhados verdes

Os telhados verdes possuem como principal vantagem a absorção de parte da radiação solar, reduzindo as famosas “ilhas de calor”, aumentando a qualidade ambiental da sua cidade como um todo. Eles melhoram também o isolamento térmico, mantendo a temperatura mais amena no verão, eliminando a necessidade de ar-condicionado, gerando mais economia de energia, além de ajudarem também o isolamento acústico.

#Dica 7– Captação da água da chuva

Em 2015, passamos por um período de grande escassez de água pelo país. Desde então, as pessoas têm se conscientizado mais a respeito do papel da água na sociedade, e o quanto a falta dela pode influenciar negativamente em nossas vidas. Esta água poderá ser utilizada para diversos fins, como para molhar as plantas, utilizar em descargas, limpeza do quintal, etc.

Além dessas dicas, existem diversas outras fontes de informações interessantes sobre o assunto sustentabilidade na internet. Procure no seu bairro instituições focadas em ações sustentáveis, como cultivo orgânico, técnicas de reaproveitamento de materiais, seja por meio de artesanato, marcenaria, entre outros.