Muito se fala sobre os benefícios da lata para o meio ambiente e para os donos de empresas, mas ainda falta muita informação sobre as vantagens das embalagens de aço para alimentos e bebidas. Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos alguns dados e argumentos que mostram que as latas também são as melhores embalagens para os alimentos. Ficou interessado? Acompanhe no post a seguir.
As latas foram criadas para a preservação dos alimentos e data de meados de 1802, o primeiro sistema de conserva composto de vidro e rolhas de cortiça. Até 1830, as latas não traziam rótulos das empresas responsáveis pelos conteúdos em seu interior, apenas dos fabicantes da embalagem. Os nomes dos produtos passaram a ser colocados nos rótulos apenas em 1847.
A história completa da lata, você encontra nesse nosso post aqui.
A embalagem de aço é antiga, mas não antiquada.
De acordo com pesquisas, alimentos enlatados preservam mais o valor nutritivo e sabor dos produtos e são 100% recicláveis. Fora do país, já é comum até mesmo o envasamento de pratos em latas, que já fazem sucesso em todo o mundo.
As embalagens de aço também são mais eco eficientes do que as de plásticos, cartonadas, entre outras, pois evitam totalmente a entrada de oxigênio e luz, que provocam oxidação e degradação rápidas dos alimentos, além da perda das qualidades nutricionais. Por este motivo, as propriedades dos alimentos é preservada por mais tempo, sendo o uso de conservantes apenas uma opção dos fabricantes.
Além de todos esses fatores, atualmente os alimentos envasados em latas amassadas podem ser consumidos, pois há uma película interna altamente elástica e resistente a deformações, que não compromete a qualidade dos alimentos. Antes, isso não ocorria e o alimento era contaminado pelo ferro. Pontos que nos mostram as latas são saudáveis, seguras e protegem a natureza, tornando a embalagem de aço é mais atual do que nunca.
Fonte: Sebrae