Existem muitos mitos que envolvem os alimentos enlatados. O maior deles é sobre as latas amassadas, que não comprometem a qualidade dos alimentos, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, como já contamos pra você aqui nesse post. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades bem conhecidos e falados por aí sobre a lata de aço, para você esclarecer todas as suas dúvidas. Continue lendo e confira!
O alimento enlatado que chega à sua casa tem uma história feliz para contar. Desde o plantio até o momento que sai da latinha, ele passa por cuidados especiais e é tratado com muito cuidado. Nesse sentido, as latas de aço são consideradas o melhor tipo de embalagem para conservar os alimentos por muitos motivos, entre os quais estão os quesitos de segurança alimentar e a infinita capacidade de reciclagem do material de origem.
Para o meio ambiente, a embalagem de aço não representa perigo, pois é 100% reciclável voltando ao processo de fabricação infinitas vezes sem perda das características mecânicas.
Vamos aos mitos e verdades?
Latas amassadas não comprometem a qualidade dos alimentos
Verdade! As latas são revestidas por uma película protetora que resiste a deformações. A atual tecnologia, por exemplo, permite latas muito bonitas e com formatos diferenciados, sem perder as propriedades dessa película. Outro exemplo é na fixação da tampa, pois o material sofre uma conformação de 180 graus sem comprometer a qualidade do conteúdo. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas.
Alimentos enlatados são saudáveis
Verdade! A lata preserva naturalmente todas as propriedades dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. O sabor, as vitaminas, os nutrientes, as proteínas e tudo que existe de saudável são mantidos e o alimento continua fresquinho e saboroso. Além disso, seu processo de fabricação destrói os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas. E se você quiser ainda mais para saúde, aproveite todo o líquido da latinha, pois ele guarda grande parte dos nutrientes dos alimentos.
Os produtos ficam protegidos nas latas de aço
Verdade! A lata de aço oferece uma resistência que não se compara a nenhuma outra embalagem. Por ser hermeticamente fechada, protege o alimento da luz, do oxigênio, de micro-organismos e de qualquer agente externo, desde a fabricação até o momento de sua abertura. Além disso, pode ser mantida sem refrigeração, economizando energia. A lata é prática, versátil, permite empilhamento seguro, suporta choques quedas e é resistente ao fogo.
Alimentos enlatados dispensam conservantes químicos
Verdade! Os alimentos enlatados, em sua maioria, são cozidos, dentro das próprias embalagens. Essa utiliza altas temperaturas, que destroem totalmente os micro-organismos! Além disso, a lata impede que a luz e o oxigênio tenham contato com o alimento, por isso dispensam a adição de conservantes químicos. Sabia que uma latinha pode manter as qualidades nutricionais de um alimento por até 5 anos, sem precisar de nenhum aditivo químico?
A latinha é barreira total nos alimentos contra a ação da luz e do oxigênio
Verdade! A luz e o oxigênio deterioram algumas propriedades dos alimentos acelerando reações químicas alterando, por exemplo, sua cor e consistência. Por isso, embalagens transparentes podem necessitar da adição de conservantes químicos, o que não acontece com os enlatados, que ficam totalmente protegidos.Por isso a latinha é a melhor embalagem para alimentos!
Latas enferrujadas podem causar o tétano?
Depende! A ferrugem faz parte do processo natural de degradação do aço que sozinha não faz mal a saúde e sim contribui para um meio ambiente saudável. Já o tétano é uma doença causada por um micro-organismo, o Clostridium Tetani, que pode estar em muitas superfícies, principalmente o solo. O mesmo acontece com o botulismo, que nada tem a ver com os enlatados – pois sua contaminação se dá nos alimentos infectados pela bactéria Clostridium Botulinum. Ou seja, qualquer material que esteja contaminado pode causar tétano ou qualquer outra doença. Por isso, é importante manter os alimentos, as embalagens e quaisquer superfícies que tenhamos contato bem higienizados e conservados.
O aço é o material mais reciclado do mundo
Verdade! Por isso a lata de aço é a embalagem mais ecológica que existe. Além de 100% reciclável, a lata é facilmente separada de outros materiais através de eletroímã. Depois de reciclado o aço pode voltar como eletrodoméstico, carro ou até outra embalagem.
As latas de aço são amigas da natureza
Verdade! Além de 100% reciclável, a lata de aço, quando acidentalmente jogada no meio ambiente, enferruja e volta para a natureza sem agredi-la e na sua forma original de óxido de ferro. Tudo isso em apenas 5 anos! Por isso as latas de aço são tão valorizadas na preservação do nosso planeta. Mas lembre-se, reciclar é sempre a melhor solução!
As latas de aço são fonte geradora de renda
Verdade! As latas, por serem feitas de aço e pelo aço ser um material reciclável, geram empregos em usinas de reciclagem e na coleta seletiva. A reutilização das latinhas pós-consumo também é fonte de renda, ou seja, consumi o produto da lata e ao invés de descartá-la transformo em outro objeto, como um porta-trecos, um carrinho ou qualquer outro item que possa comercializar. As latas de aço não só ajudam o país na geração de renda como contribuem para o equilíbrio do meio ambiente através da reciclagem e reutilização dessas embalagens.
Fontes:
http://www.cmp.ind.br/